Contra as escolas cívico-militares em São Bernardo e em todo o estado de SP
Contra a militarizaçjão das escolas em São Bernardo do Campo: Professor Amadeu Oliverio, Professor Antonio Nascimento, Professor Jacob Casseb, Professor José Jorge do Amaral e qualquer outra escola estadual de SP.
Diga não ao Programa de Escolas Cívico-Militares. O projeto do governador Tarcísio e votado às pressas na Assembleia Legislativa sem debate com a população, divide a administração escolar e coloca os militares para gerenciar a disciplina dos alunos, como vestuário e comportamento.
Em São Bernardo do Campo uma das escolas que chegou a aderir a esse modelo foi a Jornalista Vladimir Herzog, mas a grande mobilização contrária e o acinte que seria adotar esse modelo numa escola que leva o nome de um jornalista torturado e morto covardemente pela ditadura, fez a diretora recuar. Essa foi uma vitória importante, mas precisamos seguir mobilizados para derrotar esse modelo em todas as escolas. Nas quatros escolas citadas acima, as respectivas direções aderiram ao modelo. É preciso que a população diga não.
A população negra e periférica que depende em sua imensa maioria do ensino público estadual e sofre com a violência da Polícia Militar será a mais prejudicada por esse modelo de escola baseado numa educação de doutrinação e controle.
No lugar de um modelo populista e autoritário, inspirado nas piores práticas dos EUA onde a violência escolar é muito mais disseminada, precisamos de mais investimentos em educação, melhores salários aos professores e melhores condições de ensino. Nada justifica gastar o dinheiro público para pagar militares no lugar de educadores.
Assine a petição contra o modelo de escolas cívico-militares e venha conosco nessa luta!
116 pessoas encamparam essa iniciativa.
Participe você também!
-
Gabriela Cardoso
SpAssinou
-
Giovanna Reis Pereira
SpAssinou
-
Gildete Lima Ribeiro
SpAssinou
-
CAMILA SILVA BARROS
SpAssinou
-
Caroline Ladeia de Souza
SpAssinou
ASSINE A PETIÇÃO
Sua participação é fundamental nessa luta!